Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

QUATRO ANOS CURTINDO !




BLOG CONFRARIAS DO RISO - "CURTINDO" 4 ANOS

Criação

Blog criado em Novembro de 2011, para divulgar o "Burlesco", livro  que escrevi entre os anos 2005 e 2010,  sobre "estilos burlescos de comportamento", empregando-se o termo "burlesco" com o significado de "que faz rir" ou "aquilo que faz rir", acepções validadas na expressão "modo ou estilo burlesco", como  registra o dicionário Novo Aurélio - século XXI. 

O estilo burlesco de comportamento atribuído a um agente (do estilo) é definido com o auxilio de uma função relacionando seu caráter a fundamentos (lógicos, ideológicos e comportamentais) que orientam suas atitudes, e também a tendências que afirmam o cômico, o humor e o chiste, no processo de produção do riso, sob determinado "estado de coisas". 

Sob essa visão estruturada, neste blog publicamos conteúdos e modelos fixadores dos "estilos burlescos de comportamento", suas origens, além de textos que suscitam temas recorrentes abordados, como questões de filosofia, política, religião, linguística, medicina, psicologia, etc., que ajudam a integrar fundamentos e tendências, bem como identificar o ambiente ("estado de coisas"), perante o sentido engraçado que se quer retratar no livro.


Este blog expõe temas apresentados no livro  "BURLESCO"  ("que faz rir') através de seus aspectos filosóficos, esquetes de estilos burlescos, crônicas, hai-cais, etc., e até (algumas) piadas.

Burlesco - O Início

O interesse pelo tema - Burlesco -  foi originado, de forma indireta, por um aforismo de Georg Christoph Lichtenberg (1742 - 1799), físico, engenheiro e filósofo alemão, que dizia:


"Uma pessoa revela o próprio caráter por sua reação a uma piada."


Analisando esse aforismo montei um gráfico histórico onde foram anotadas as primeiras ilações sobre os " 17 estilos burlescos de comportamento", coletados em quatro categorias (
Pobre de Espírito, Gozador, Espirituoso e Genial) sugeridas pela cultura do humor, que suscitaram pesquisas em livros diversos e resultaram no desenvolvimento dos conceitos agregados à nossa visão do burlesco. 

Uma Estrutura (inédita)  que desenvolvemos no estudo do "Burlesco"   nos permite orientar a análise do estilo de comportamento burlesco de uma pessoa, qualquer.que seja o ambiente social. O nosso observador (você,  leitor), deverá estar apto a perceber o estilo burlesco, explícito ou implícito, voluntária ou involuntariamente, apresentado pelo agente de um estilo, protagonista ou simples personagem de uma situação.

O "Crica", livro escrito entre 2005 e 2010, trata de um agente identificado com o sentido do burlesco, difundindo características de um dos estilos da categoria GOZADOR, acima mencionada. Revisamos esse livro no corrente ano (2015) e decidimos por acréscimos que darão nova feição a esse trabalho. 



Visitas 

Confrarias do Riso é dedicado ao humor Burlesco, onde recebemos gratificantes visitas que compartilham conosco os conceitos e ideias que difundimos nesse espaço. 


Esse compartilhamento algumas vezes se torna complicado, quando tentamos explorar o sentido burlesco de um aspecto sério e pouco conhecido da Filosofia, como  "A Teoria do Esquecimento", recentemente postado. 


Outras vezes, a discussão em torno de um tema como por exemplo,  os Filósofos Pré-Socráticos, pode resultar em  uma interessante discussão (tertúlia) com o leitor. Neste caso, o leitor não concordou com um  oximoro criado (burlescamente criado) para (des)classificar o mérito dos Pré-Socráticos. 


Aos leitores que se mostram-se "claramente céticos' quanto a possibilidade de entendimento dos conceitos e ideias do burlesco, além de rápidas explicações, sugiro a leitura de algumas postagens pertinentes. 


Alguns leitores, através de e-mails, mostram-se incomodados com o tratamento (pouco sério) que damos a alguns aspectos do comportamento alheio. (é o caso do sentido antiético considerado por algumas pessoas,  relativamente ao "Crica")

Uma tentativa de melhorar o entendimento dos conceitos e ideias do Burlesco já está em execução, com a apresentação dos estilos burlescos de comportamento através de "esquetes de estilos", para todas as categorias: Pobre de Espírito, Gozador, Espirituoso e Genial.


Oba, oba no blog!


Novembro e Dezembro de 2014, final do terceiro ano do blog,  registra com muita alegria o lançamento de "QUADROS & HAICAIS", em São Paulo e Campos do Jordão. Aos 69 anos de idade, "Quadros e Haicais", meu primeiro livro, desafia: "Aos Companheiros de desassossegos  literários", para que publiquem seus trabalhos."

Novembro, 21/ 2015, comemorando 4 anos de edição deste blog, temos a registrar 156 postagens e um total de 13024 visitas (Brasil: 10244; EUA: 988; Russia: 397, Alemanha: 293 e outros). Aviso: não há inserção de propaganda comercial em suas páginas. 

São números bastante modestos mas que representam um trabalho solitário,  intenso e cuidadoso deste blogueiro, em sua disposição  de expor ao leitor arguto, os estilos de comportamento (do outro) perante o "estado de coisas" que o mundo nos apresenta, vistos de forma divertida com as lentes da estrutura inédita que desenvolvemos a partir do sentido do "burlesco". 

Agradecemos aos caríssimos amigos e leitores pelo apoio recebido  e com quem festejamos com alegria,  4 anos de "curtição" deste blog. 

Muito Obrigado, mesmo! (J.Nagado -  09.12.2015)






2 comentários:

  1. Caro José Nagado, eis-me aqui outra vez. Aqui referindo-se ao seu blog, não à minha casa nem escritório. Desta vez entendi mais que das anteriores. Isso me anima um pouco a não desistir de entender sua visão do burlesco e do humor. Luiz Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro L.Roberto
      Muito Obrigado pela visita!
      Sua filosófica humildade intelectual, revela aos leitores e seguidores deste blog Confrarias do Riso, um portal de acesso a um ambiente introspectivo, permeando (sobre) a filosofia, psicologia, a moral, política, religião, etc. através de uma estrutura crítica de representação da visão do burlesco e do humor, para satisfazer os desassossegos literários deste seu amigo.
      Grande abraço
      J.Nagado (31.01.2016)

      Excluir