Cassio Carvalheiro

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

TAN 00.11.02 – ESTEREÓTIPOS E BARTHES – final





  
TAN 00.11.02 – ESTEREÓTIPOS E BARTHES – final

Introdução

A importância dos “Estereótipos” foi justificada na formação da estrutura do Burlesco com base na definição de Barthes, em relação ao uso dos chamados “mitos” (ou falas) como formas de aplicação de “Ideologias”, pelo Poder. Lembramos que os Fundamentos “Lógicos”, “Ideológicos” e “Comportamentais”, são os Fundamentos basilares da estrutura que definimos no “Burlesco”.

Nesta postagem, consideramos ideias de “Estereótipos” alinhadas a posturas que implicam conceitos do cômico, do humor e do chiste, respectivamente, relativos àqueles fundamentos (Lógicos, Ideológicos e Comportamentais) mostrados na estrutura do “Burlesco”.
     
      Em “Os dez amigos de Freud”, (Rouanet, Sérgio Paulo –– São Paulo: Companhia das Letras, 2003), ref. (17), o autor comenta que Freud usa a obra de Mark Twain enquanto fonte de exemplos e justificativas para suas teorias, inclusive para a Teoria Freudiana do Chiste, do Cômico e do Humor, que utilizamos como referência para o desenvolvimento da estrutura do Burlesco. Freud fornece prescrições básicas de posturas para a ocorrência do Cômico, Chiste e do Humor.          


CONFRARIAS DO RISO -TRASMONTANO - 001.2012

Sob este título são comentadas no blog, contribuições sobre o uso de termos e conceitos definidos no “Burlesco”. Ver link:
https://licburlesco.blogspot.com/2012/06/confrarias-do-riso-trasmontano-0012012.html

E-mail de (26.05.2012) da CONFRARIAS DO RISO – TRASMONTANO, dos amigos José Neves e Transmontano, comenta essa postagem, conferindo conceitos sobre o Cômico, o Chiste e o Humor, segundo Sigmundo Freud (1856 – 1939) –pssiquiatra, postado no blog em (2.4.1) – Revendo Comportamentos – (f) Inconsciente.

“Caro José

Entrei no Burlesco e me encontrei com as bizarrices argentinas, e elas parecem estar fazendo um tremendo sucesso na propaganda brasileira. Não me recordo de haver visto essa que comentaste, mas há outras 3 atualíssimas que podem traduzir perfeitamente conceitos do Burlesco:

1. Sandálias Havaianas - no ponto de venda: (cômico)
Alguns argentinos e brasileiros discutem sobre quem seria mais "engraçado", brasileiros ou argentinos?
Entretanto, um dos argentinos pergunta ao atendente da loja se não teria sandálias Havaianas estampadas com a bandeira Argentina. O atendente não consegue parar de rir e os brasileiros finalmente concordam: os argentinos são mais engraçados.
Pessoalmente, vejo nessa propaganda, um quase símbolo nacional representado pelo produto (sandália), ameaçado de ser "manchado" por um símbolo argentino (a bandeira). Ridículo, bizarro, impossível!

2. Carro Fox - dentro do carro (humor)
Um rapaz, supostamente gay, confessa, depois de 5 anos de relacionamento, ao seu parceiro, que ele não é brasileiro, e sim argentino (impossível não saber pelo seu sotaque inconfundível), ao que o parceiro brasileiro, sem dar a menor importância ao que o outro falou, responde com uma pergunta: Tudo o que precisávamos para o churrasco coube no carro? E o vídeo corta para a enorme quantidade de coisas que cabem no carro.

Aqui eu detecto uma reconciliação das culturas nacionalistas brasileira e Argentina, quase sempre antagônicas. Não importa se um é brasileiro e o outro é argentino; o que importa é que estão juntos, ainda que pareça ter sobrado uma ponta de inocência para o argentino, ao imaginar que o outro não sabia da sua nacionalidade.

3. Coleção de autores brasileiros, portugueses e hispânicos em geral (acho que era da Folha). (chiste)
Um peruano, um português e uma "mãe" argentina revelam seus estereótipos:
O português queixa-se das anedotas habituais;
O peruano queixa-se de que só aparece "tocando su flautita";
E a "mãe" argentina queixa-se de que "y yo....(levanta-se após longo silêncio)...más respeto, por favor".
É cruel, mas sutil e sublime.

Abs. e bom fim de semana.

JC - 26/05/12
       

COMENTÁRIOS do editor do blog.

Vamos conferir essas posturas (Cômico, Humor e Chiste) com os correspondentes estereótipos aos quais estão alinhados.  

1. A primeira piada reveste-se de uma postura do CÔMICO.
O argentino tenta colocar do seu lado o julgamento crítico do interlocutor (brasileiro), mas o faz de forma cômica. O amigo Neves se diverte: “Ridículo, bizarro, impossível!”

2. A segunda piada mostra a postura do HUMOR.
Ao fazer pergunta o brasileiro pretende ficar desobrigado da necessidade de experimentar sentimentos penosos (reconhecer a parceria homossexual), ou como analisa o Neves, “pareça ter sobrado uma ponta de inocência para o argentino, ao imaginar que o outro não sabia da sua nacionalidade”.

3. A terceira piada, como diz o Neves, “É cruel, mas sutil e sublime” e associa a postura do chiste, revelando o condicionamento do interlocutor (brasileiro?),  em relação ao estereótipo transferido pela mãe do argentino :"y yo....(levanta-se após longo silêncio)...más respeto, por favor".
Observando a atitude do brasileiro, sua postura mostra que ele tenta se livrar das inibições e do julgamento crítico do interlocutor. Obs.: Para Freud, tal comportamento revela um sentimento de inferioridade.

4. Comentários finais

Estas posturas são tratadas no “Burlesco”, justificando os protocolos lógicos, ideológicos e comportamentais em que se baseiam os Estilos de Comportamentos Burlescos.
Os estereótipos (do brasileiro, do argentino e do peruano) são pura ficção, como se pode ver. Kkk  
Espero ter sido bastante claro na explicação do conceito de “Estereótipos” embora acredite que nem todo leitor irá rir  de um “estereótipo” que lhe grude na pele.
(j_nagado – 01.06.2012/31.01.2018)


2 comentários:

As propagandas citadas realmente são muito boas e foram bem colocadas. Apenas não vejo que o argentino da propaganda do FOX seria supostamente gay.
Quanto as posturas citadas, no conceito que tenho de cada uma elas (chiste, cômico, humor) senti dificuldade em distingui-las da forma como foi feita pelo autor do blog.
Continuarei acompanhando o blog para entender melhor os conceitos.
Abraços,
(j.nagado/06.06.2012)
Refletindo sobre o comentário do Gustavo, acho que ele tem um bocado de razão quando diz que "Apenas não vejo que o argentino da propaganda do FOX seria SUPOSTAMENTE gay".

A expressão "supostamente gay" utilizada pelo narrador, ajuizada pela filosofia criada por Thomaz Reid (1710-1796, faz apologia do senso comum ao expor a ideia particular de uma cultura específica (a do brasileiro) em relação
a (todo) argentino, o que deixaria de ser politicamente correta a piada. Entretanto, de acordo com o contexto, olhando-se para o quê é constante na pessoa, percebe-se que aquele (específico) argentino é SINTOMATICAMENTE gay.

Reid creditava ao senso comum a base de todo o pensamento filosófico. Contemporâneo e crítico do cepticista David Hume, Reid afirmava que o mundo está à nossa vista para que façamos julgamentos claros sobre aquilo que vemos, preto ou branco, certo ou errado, gay ou não.
Talvez não se deva levar essa preocupação filosófica ao plano consular e admitir politicamente que o Messi é o melhor
jogador de futebol do mundo. Isto deixaria os argentino felizes e eles esqueceriam a questão.

(Vejam até onde a preocupação com a ética pode levar um blogueiro).
(j.nagado - 06.06.2012)


Fim.

Um comentário:

  1. Este Post e comentários originais (dos leitores e do editor do blog) será republicado para servir de referência para o CONCURSO sobre ESTEREÓTIPOS, que o blog Confrarias do Riso irá lançar. Lembramos que este blog lançou anteriormente o Prêmio PARMÊNIDES, vencido com todos os méritos pelo amigo José Neves que recebeu o prêmio com toda a pompa e circunstância, merecidas. (josé nagado, 24.10.2018)

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