Cassio Carvalheiro

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

IBF 05.03 - REPUBLICA TCHECA (11,12 e 13.07.2013) - PARTE 2



IBF 05.03 - REPUBLICA TCHECA (11,12 e 13.07.2013) - PARTE 2

Viagem ao Leste Europeu - República Tcheca (jul.2013)

Além do grande painel de belezas e curiosidades históricas proporcionados pelos países visitados, o momento da viagem, julho de 2013, nos permitiu associar fatos ligando recentes relações comerciais do Brasil com países da comunidade européia, principalmente os países do Leste Europeu, tendo como pano de fundo a ordem política resultante do esgotado Comunismo Russo.  

Vale a pena lembrar também, que em 2013, os brasileiros ainda se regozijavam de poder efetuar viagens internacionais, pagas em suaves prestações, que terminavam ao começo de outra viagem, ou ao fim de poupanças feitas durante anos seguidos. Grupos de brasileiros percorriam o mundo, flanando nas asas de uma relativa tranquilidade no país. 

Participar de um desses grupos de viagem é uma forma divertida de conhecer outros países. Depois de alguns dias de convívio, logo você fica conhecendo as neuras daquele rapaz do grupo que está fazendo o terceiro curso de pós graduação e nunca trabalhou na vida; ou aquele senhor que viaja sozinho pelo mundo, por que a mulher não o atura mais; um senhor de idade que não consegue acompanhar o grupo, mas sempre tem boas histórias para contar na mesa do restaurante; uma jovem senhora que viaja sozinha e que, por acaso, sempre que aciono a câmera, ei-la cruzando nosso caminho; tem um cara que faz comentários engraçados lembrando o nosso país; tem o casal que comemora suas bodas de casamento na viagem; tem um sujeito metido a escrever sobre a viagem...

     



A viagem

A Chegada na Europa - Aeroporto de Frankfurt

Porta de entrada e aeroporto mais movimentado da Europa, Frankfurt é apenas uma pequena mostra da pujança da Alemanha mesmo nestes momentos de crise, exemplo inclusive para os antigos ícones do Sul da Europa, a Espanha, Portugal, Itália e a  Grécia. Como estaria o Leste Europeu, nessa crise? 

Budapeste - O Quiprocó Boliviano 
Veja neste blog, o post - Brasileiros no Leste Europeu (julho.2013) - Quiprocó Boliviano, usando o link
http://licburlesco.blogspot.com/2015/04/ibf-0502-leste-europeu-julho2013.html,
onde ressaltamos o momento histriônico da participação do governo brasileiro no episódio. 

Na Hungria, o primeiro Ministro Viktor Orban, procurou-me no Hotel Courtyar Marriot, para trocar ideias sobre o Quiproquó boliviano (6.jul.2013), pois o Presidente Boliviano, Evo Morales, poderia ter descido em Budapest e mais ainda, estar hospedado em nosso Hotel!
Claro que não o atendi, mas aproveitei o emissário para trocar alguns Euros por Florins, moeda da Hungria utilizada na União Europeia. Preferem o Euro ao Florin, como “los hermanos” argentinos preferem o Real ao Peso.(ainda era assim, em 2013)





Florim Húngaro (ou Florinte) 
O Florim Húngaro, criado em 1946, mantém nas notas as figuras de notáveis (apavorantes) da época! Obtive essas notas em troca de Euros.  (1 euro, 250 florins)                                                

Um grande painel no aeroporto de Budapest dá boas vindas, evidenciando uma parceria econômica-política com os Chineses (!!) nessa parte da Europa...Cuidado, Merkel!





Falando em China, recorde-se que a Cúpula do BRICS - Brasil, Russia, Índia, China e Africa do Sul (acrescentado), em (27.03.13) anunciava ao mundo a futura criação (2015) de um Banco de fomento com 500 bilhões de capital que certamente afastaria os países em desenvolvimento da influência do FMI, diga-se EUA e Mercado Comum Europeu. O pleito da nossa presidenta para que o Brasil presidisse tal Banco foi a maior piada do ano (2015) 


Enquanto isso, o Brasil faz parcerias esdrúxulas com países como a Venezuela, Bolívia, Cuba, e países africanos, detonados por governos ditatoriais, dominados por ideologias que prejudicam o progresso desses países. Falo, por exemplo, do porto construído em Cuba,   com recursos do BNDES. 

Povos de países como a Alemanha, França, Inglaterra e muitos outros devem ficar estarrecidos com o que fazem os governantes brasileiros. E devem dar muitas gargalhadas também!  

Relações do Brasil na Europa
Alemanha 
Em 16.08.2013, comentei:
Quem diria que a Alemanha iria aderir ao Euro? Alguém se lembra que François Mitterrand (França) forçou essa adesão, pretendendo uma Alemanha “mais europeia” em troca da aceitação da Alemanha unificada após a queda do muro de Berlin.
Hoje vemos, sim, uma Europa “mais alemã”, orientada pela política de austeridade exigida pela Senhora Merkel.

A Siemens (Alemanha) interessada no projeto do Trem bala brasileiro, pleiteia colaborar com a Justiça brasileira  no caso dos contratos viciados de fornecimentos para o Metro de São Paulo e outros equipamentos ferroviários, visando sua participação naquele projeto.
Apesar de procurado em (Frankfurt-6), não dei trela à Senhora Merkel sobre nenhum dos dois assuntos.  
França
Em 2009, a França e o Brasil, do governo Lula, chegaram a anunciar o fechamento de entendimentos para a compra dos caças franceses Rafale - Dessault.
Suécia 
Em 2014, a "Presidenta" Dilma fez um acordo com a Suécia para compra de 36 dos seus caças Gripen/SAAB. (Pasmem! esses caças ainda estão em fase de desenvolvimento!!.) 
Em 2015 (outubro), Dilma confirmou esse acordo, apesar do risco de Impeachment que a ameaça e, principalmente, do valor absurdo da aquisição: 5,4 bilhões de dólares! O governo petista deve ter se preservado o direito de não ficar preocupado com esse valor. Quem deverá ficar preocupado serão os credores, diz a cartilha do caloteiro. 

A polícia Federal levanta suspeitas de que o Lula (e seu filho) já levaram uma bolada pelo acordo com a Suécia, o novo fornecedor dos caças!  

A França, no caso, teria participado de uma farsa. 
No meu entendimento, a França também se livrou de um futuro calote do governo brasileiro. kkkkk!
A parceira Suécia  acredita ter feito um bom negócio.  Os países civilizados estão 
dando gargalhadas de mais esta trapalhada da presidente Dilma. Além disso, diz-se que as turbinas dos caças serão de fornecimento americanos...kkkkkk!

Praga, a capital -  11 a 13 de Julho de 2013.

A  caminho de Praga - Saída de VIENA – (10.07.2013 - 9,10 h)

Eis-nos, o casal classe C emergente, viajando de ônibus para a cidade de Chesk Krumlov - Ceska Republika, distante 170 Km de Viena. A seguir seriam mais 70 Km até Praga.

Chesk Krumlov - (Patrimônio da Humanidade)

Um pit stop na estrada às 11.22 h., ainda na ÁUSTRIA, (para fazer xixi por E$ 0,10) e para tomar água (E$ 3,05) – Saída às 12,40 h.

Passamos por campos floridos e povoados charmosos, até chegarmos a Chesk Krumlov, considerado Patrimônio da Humanidade, próximo do Rio Moldavia.

Visitas 
O título de “Patrimônio da Humanidade” dessa cidade, garante-lhe a comoção pela visita e "selfies" tupiniquins em seus cenários mais famosos.

– A Guia nos indicou o banco - Oberbank Ag – Pobocka CESKA REPUBLICA, onde s fizemos retirada de (CZK  1000,00) de Coroa Tcheca, com o cartão de crédito. Vale confessar que o cartão quase ficou bloqueado com a execução de um passo errado na operação.   

- Almoço: 14,59 h. no Restaurante Barbora – (CZK 539,00 - 1 E$= 25,00 CZK)

O almoço para duas pessoas saiu por (E$: 21,56): 
-"barato, considerando-se o preço da comida (por quilo) em qualquer restaurante  no Brasil". Foi o comentário tipo "emergente classe C" que ouvimos algumas vezes no grupo, mostrando a satisfação em poder viajar “tão barato”!

Saída de KRUMLOV: 15,45 h.

Chegada a Praga – Hotel Jurys Inn - 17,00h  (10.julho.2013)

A Guia explicou que em 1993, extinguindo-se a Tchecoslovaquia, na chamada Separação ou Divorcio de Veludo, o mundo passou a conhecer esses países como República Checa e Eslováquia

Portanto, quando se falava em Tchecoslovaquia, devia entender-se República Checa. 

E todo mundo continuou a falar Tchecoslovaquia.!

Nosso primeiro contato em Praga, foi um taxista, que nos atendeu próximo do Hotel Jurys Inn onde nos hospedamos. Quando entramos no táxi, perguntou: “Si? Brasilenos? Donde quierem ir?  Demonstrava, assim, certa familiaridade e satisfação em atender brasileiros, pois turistas brasileiros são logo identificados pelo seu jeito alegre, dizem. Ao meu modo de ver, os europeus consideram-nos um povo metido a besta que quer ostentar e assim, procuram tiram proveito disso. Vi músicos de rua tocando o hino nacional brasileiro logo que percebem um grupo tupiniquim se aproximando do seu ponto. Chovem moedas de orgulho brasileiro!.


Praga  – 11.07.2013

Nossa guia informou ser proibida a circulação de veículos pelo centro antigo de 

Praga, e por isto, esse passeio seria feito à pé. Isto foi ótimo para curtirmos o que 

diziam os nossos companheiros de viagem.

O intelectual, aquele companheiro do grupo de viagem, sempre de livro na mão, 

ficou entusiasmado com as coisas que viu:

- Palácio Real (antiga residência dos reis da Boemia) - 

Vi um brasileiro, que não era do nosso grupo, saindo do palácio  cantando: "Boemia, aqui me tens de regresso...". 


Memória a Franz Kafka  (1883-1924)

Em frente a essa conhecida obra, ouvi outro membro do grupo lembrando do  terror "kafkiano" que o ambiente de corrupção e incompetência do governo petista impõe ao brasileiro, agravando problemas cotidianos com a saúde, transporte e segurança.



Franz Kafka (1883-1924)
Pertencente à Escola de Praga, revela grande atração pelo realismo, uma inclinação à metafísica e uma síntese entre uma racional lucidez e um forte traço irônico.
Revendo os arquivos do Burlesco, essa transcrição nos lembra um pouco do Estilo do Intelectual de Botequim, cujo texto apresentamos no blog. 


Relógio  Astronômico (1410) 

Local procurado para fotos de casamento de nubentes de várias procedências, inclusive brasileiros, pra variar!

Jazz

Praga é conhecida como Centro Jazzístico no leste europeu. 

Procurei gaitas para blues nas lojas de instrumentos musicais e não encontrei. 

- O intelectual do grupo andou à procura de LP`s de "samba-jazz"históricos na certeza de que o jabaculê musical brasileiro chega às lojas de Praga.! 

- A turista classe C emergente fez compras na SWAROVSKI BOHEMIA SPOL – SWAROVSKI SHOP, onde, diz que "viu tudo que no Brasil será novidade só daqui a  anos".

História: "Primavera de Praga - 1968"

O brasileiro politizado lembrou um pouco da história de Praga: Em 1968, o povo derrubou a estátua de Stalin e substituiu-a por um metrônomo. Perguntei à guia o significado do ato envolvendo o metrônomo: 

“O tempo é justo”, foi sua resposta e falou um pouco da história de Praga:
A "Primavera de Praga - 1968", reverencia o histórico movimento do povo Tcheco entre as suas lembranças  permanentes. Lembra o período conturbado da ocupação comunista no Leste Europeu.


O Partido Comunista da Tchecoslováquia (Komunistická strana Československa) (KSČda antiga Checoslováquia, criado em 1921, existiu até 1992 e governou o país de 1948 a 1989.
Após a promulgação da "Lei de ilegalidade do regime comunista e de resistência contra ele", aprovada em 1993 na Republica Checa, o Partido foi definitivamente extinto.

Praga by Night – (11.07.2013)

Fomos ver o "Image theatre – parizska4, Praha" (11,00 – 18,00h) 

"Espetáculo médio", nas palavras do viajado turista brasileiro, classe C emergente, que esnobou o espetáculo dizendo que já viu "shows melhores em cassinos de Las Vegas".

Tour de barco pelo rio DANÚBIO (20,00 h.) 

Lindo passeio, com jantar e banda de jazz, comida sem graça e uma desgraça de banda de jazz. ("Muito amador", minha opinião)

"O passeio de barco pelo rio Sena, em Paris, tem muito mais charme", disse, em tom blasé, a mais afetada do grupo.

Retorno ao Hotel: 23,30 h.



PRAGA - citytour (12.07.2013) 



A Guia IRENA recomendou: "CUIDADO COM BATEDORES DE CARTEIRA!".

O turista brasileiro logo se lembrou das recomendações para não carregar muito dinheiro nos passeios, no Brasil. Acostumado com as ações dos bandidos mostrados nos programas de TV em nosso país,  lembrou-se também de que não deve gritar muito caso seja esfaqueado numa sessão de sadismo de inocentes garotos “di menor”. Não vi essa praga (“di menor”) agindo em Praga. 



Outras visitas



Manhã: Igreja N.S. Vitória (Imagem do Menino J.de Praga); Castelo de Praga



Tarde: LIVRE)



Noite: jantar em fábrica de cerveja (19,00h)


A Guia IRENE () fez comentários sobre os monumentos, praças, prédios, Bondes (nas Cores de PRAGA, Vermelho e Amarelo), etc. que iam nos revelando a história dessa magnífica cidade sobre Rio VOLDOVA, até chegarmos ao PALÁCIO do Parlamento, cenário importante em 1968, do começo do movimento checo pelo isolamento do COMUNISMO Russo.

Nesse dia, 12.07.2013, o Presidente MILOS ZEMAN foi ao Palácio do Parlamento, onde se discutia aquela crise política que mencionamos na Introdução, e deixou o palácio às 9,45 h. Acenou para o público junto ao cordão de isolamento. Fiz-lhe um gesto de que ligaria mais tarde, do Hotel.

FOTO

Comentário político ouvido de um brasileiro, na saída do Palácio do Parlamento:

"Havia interesse brasileiro em Jatos-caças de um consórcio Tcheco-Sueco-Eslovaco, porém,  em vista da situação política Tcheca esse interesse teria sido desviado para a Suécia, com seus caças - GRIPPEN (SAAB). (Os lobbies funcionam lá como cá.)


O passeio continuou:

- Igreja Católica São Vito – (1344) e Sto. Bispo Adalberto

- Guerra católicos - protestantes (1344-1365)

- Castelo de Praga (entrada: kc 250,00, não entramos)
- etc.


Almoço no RESTAURANTE STAROMESTSKA RESTAURACE – 14,18 HS - (KC 651,00 = EUR 26,04)

CERVEJARIA típica de Praga  – 12.07.2013 , com DIREITO A JANTAR e  2 COPOS DE CERVEJA.

No mesmo salão: TURMA de animados GAÚCHOS e uma discreta TURMA JAPONESES.



Final

A viagem foi muito boa. Talvez um dia consiga postar algumas fotos, após organizá-las.

No momento tenho que escrever um texto sobre o Impeachment da Dilma, do Eduardo Cunha e sobre a eleição do Donald Trump ! Tudo isto aconteceu neste ano de 2016.