Cassio Carvalheiro

quinta-feira, 19 de maio de 2016

IBF 05.03 - República Tcheca (julho 2013) - parte 1




IBF 05.03 - República Tcheca (11,12 e 13.07.2013) - Parte 1 

Em junho de 2013, antegozando uma viagem pelas paragens tranquilas do Leste Europeu  no mês de julho, comuniquei aos amigos:  
"...Por falta de tempo na minha agenda, vou deixar de encontrar o Viktor Orban na Hungria (dias 6,7), o Heinz Fischer na Áustria (dias 8,9,10), o Zeman na República Tcheca (dias 11,12,13) e, por falta de tempo na agenda (dela) da Ângela Merkel, vou passar também anonimamente na Alemanha."

Antes de viajar, ainda no Brasil, no site R7TV 13/6/2013,  uma manchete me chamou a atenção:

"Polícia tcheca revista gabinete de primeiro-ministro" 
Dê um ctrl+C no link abaixo, e veja essa notícia.

http://noticias.r7.com/internacional/policia-tcheca-revista-gabinete-de-primeiro-ministro-13062013 
Vale a pena ver a matéria (link), que tratava da acusação de corrupção dentro do governo Tcheco. A polícia tcheca é muito eficiente e o povo estava de olho nos seus políticos. 

Comecei o relato da minha viagem  ao Leste Europeu, em julho de 2013, com a postagem IBF 05.01 – BRASILEIROS NO LESTE EUROPEU (http://licburlesco.blogspot.com/2015/04/ibf-0501-brasileiros-no-leste-europeu.html), onde chamei a atenção para um fato político ocorrido em agosto de 2013 na República Tcheca, logo após o meu retorno ao Brasil.  

Esperando dar um "furo de reportagem", no blog - IBF 05.02,  postei   um informe mantido apenas no âmbito deste blog. Veja o link:

REPUBLICA TCHECA - PRAGA - 13.08.2013
O governo da República Tcheca, <<dominado por aliados do presidente esquerdista Milos Zeman>> renunciou nesta terça-feira (13) <<depois de ser derrotado em um voto de confiança na semana passada>> abrindo caminho para eleições antecipadas que poderiam resolver um impasse político). Zeman aceitou a renúncia de Rusnok e disse que o economista iria permanecer em caráter provisório "até a formação de um novo governo, que espero vir de uma eleição livre".
Nota:<< ...>> trechos recuperados

Como se observa, o fato  ocorreu logo após o meu retorno do Leste Europeu e não vi essa notícia,  mesmo que censurada, em qualquer jornal brasileiro.
Meus amigos não acreditam, mas já jurei que não tive culpa da queda (13.08.2013) do governo Zeman.


Ecoando os movimentos de junho de 2013 no Brasil, amigos lembravam da histórica “PRIMAVERA DE PRAGA” (1968) e dos movimentos políticos em diversos países, manifestando seu descontentamento contra os respectivos governos. 
Em agosto de 2013, final do Verão, o Europeu curtia o triste espetáculo da corrupção na República Tcheca. Corrupção! Esse fenômeno deprimente e desconhecido no Brasil. (kkkkkkk!)

A "Primavera de Praga" que o Brasil não viu

Era nossa intenção lembrar neste relato de viagem, o episódio da "Primavera de Praga" (1968), que revelou a importância da organização na vitória do movimento do povo Tcheco naquele episódio, e também a seriedade do governo Tcheco, preocupado com a pressão popular contra a corrupção. (2014)
Entusiasmado com as várias manifestações populares em todo o Brasil e estimulado pelos animadores resultados da Operação Lava Jato no decorrer  de 2015, decidi aguardar o desfecho do pedido de impeachment da "Presidenta Dilma". 
No Brasil, mais do que na Republica Tcheca, o Presidente do Senado e o Presidente da Câmara dos Deputados, estão envolvidos em sérias acusações de corrupção e lavagem de dinheiro. Um mar de lama, envolve quase toda a nossa pouco séria classe política.     

Iniciada em março de 2014, a Operação Lava Jato do MPF, tem investigado muitos políticos e empresários envolvidos no escândalo de corrupção dentro da Petrobrás. Apesar da parcimônia da Lei, acredita-se que a quantidade de celas nos presídios não será suficiente para encanar toda essa canalha.) 

Um parêntesis


Política  e economicamente  o brasileiro jamais viveu, em tempo algum, um ambiente tão crítico e sem esperanças, resultado da corrupção generalizada e incompetência do governo petista e seus aliados. 

Em Outubro de 2015, a "Presidenta" Dilma movia seus pauzinhos no Congresso, tentando impedir  os pedidos de impeachment que lhes ameaçavam as penas e o pescoço, fossem liberados pelo Presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Cunha também está ameaçado de impeachment por falta "decoro parlamentar" em declarações perante o Congresso. Para lamentar...

Após ter sido objeto de "condução coercitiva" pelo Ministério Público Federal (MPF), que o levou (dia 04.03) a uma sala especial do Aeroporto de Congonhas para prestar declarações, o ex-presidente Lula agora (10.03.16) está no foco das investigações do Ministério Público de São Paulo. O povo quer ver o Lula atrás das grades, agora homenageado em gigantescos bonecos infláveis, com o apelido de "Pixuleco"  e roupa de presidiário. 

A "Presidenta" Dilma quer arrumar um cargo de Ministro para blindar o Lula da ação direta do Juiz Moro (MPF), colocando-o sob a jurisdição do STF, instância a que teria direito, em função do cargo de Ministro. Os ex-petistas torcem para que o Lula se escafeda.
Estive ontem (13.03.16)  na Avenida Paulista, em minha quarta participação nesse movimento pró impeachment da "Presidenta" Dilma. Realmente, o movimento Pró Impeachment da Dilma  ultrapassou o movimento das "Diretas Já", em 1984, ocorridos na Praça da Sé e no Anhangabaú, do  qual participei com colegas de trabalho na CESP.
A história conta a derrota da votação na Câmara dos Deputados (a favor do Poder) da chamada "Emenda Dante de Oliveira" que o povo chamou emenda das "Diretas Já", que submeteu o povo a uma  nova eleição indireta, em 1985. Essa eleição teve Tancredo Neves como grande vencedor, derrotando o candidato do Governo Militar. Entretanto, Tancredo Neves morreu antes de tomar posse, sendo substituído por ... José Sarney ! 
Em 14 de março, após o retumbante movimento popular em várias cidades brasileiras pedindo o Impeachment de Dilma, o alto comando petista está quase aceitando que o fato seja consumado, com o  prosseguimento do processo na Câmara Federal, onde o seu presidente, Eduardo Cunha, promete acelerar o processo. 
O brasileiro tinha esperanças de que o processo de impeachment da "Presidenta" Dilma evoluísse objetivamente no ano de 2015 para que o ano de 2016 fosse mais promissor, política e administrativamente, para o país.  Mas já passamos março de 2016, e a cada dia são anunciadas descobertas de novos escândalos dentro do governo petista, envolvendo também personagens "descuidados" de outros partidos. 
Além disso, a delação premiada do deputado  Federal, Delcídio Amaral, ex líder do PT na Câmara, virou roteiro para a Policia Federal confirmar centenas de acusações, até o final das investigações da Lava Jato.

O Lula, como  "a alma mais honesta deste país", aceitou o Ministério da Casa Civil, assumindo de vez as inúmeras acusações, de resto cada vez mais evidentes nas conversas (grampos) gravadas entre o ex-presidente Lula e diversos cupinchas, inclusive a senhora Dilma. 
O Supremo Tribunal Federal já decidiu cassar a nomeação de Lula para Ministro da Casa Civil, embora ele continue a negociar, vergonhosamente, cargos do governo, em troca do apoio de políticos a Dilma. O PMDB já se retirou da base aliada do governo, e assim, os partidos nanicos serão agraciados com ministérios e cargos do segundo escalão. 

Ontem, 08 de abril, vi na TV deputados discursando a favor e contra o impeachment da presidenta Dilma, na comissão que avalia o relatório desse processo. 
Um dos deputados, confirmando o que a mídia vem comentando sobre o "balcão de negócios" em que se transformou o Congresso Nacional, declarou que até o Deputado Federal PAULO MALUF  se mostrou estupefato com o que via!

Considerando o descalabro da atual situação brasileira, cheguei à conclusão de que os dois fatos ocorridos na República Tcheca, com a queda do governo Zehman (2014), por causa da corrupção, juntando-se (se possível fosse) ao movimento popular da chamada "Primavera de Praga" (1968), não chegariam a provocar o caos em que atualmente nos encontramos, provocado pela má administração, pelo uso indevido dos recursos públicos, pela corrupção generalizada no governo petista, pelo uso indevido dos bancos públicos, apoderamento das instituições de aposentadorias dos funcionários de bancos públicos, Correios, e principalmente, responsabilidade administrativa pelo estado pré-falimentar da maior Estatal brasileira, a Petrobrás. Embora recente (2014), a queda do governo Zehman a República Tcheca já recuperou seu respeito como Nação séria, perante a comunidade internacional. 
....
Hoje, 11.05.2016, faz uma semana que o Senado aprovou o andamento do Impeachment da "Presidenta" Dilma, que estará suspensa por 180 dias de suas funções, período em que deverá apresentar nova defesa para se livrar definitivamente do Impeachment. O governo provisório, comandado pelo vice presidente Temer, já anunciou seu ministério. Hoje, 17.05.206, o novo Ministro da Fazenda, anunciou sua equipe. Onze milhões de desempregados estão ansiosos, aguardando que a Economia brasileira comece finalmente a andar. 
Após quase 5 meses, com alguma esperança no novo governo e certo de que a Dilma Pedalada, será definitivamente expulsa de Brasilia, volto a escrever neste blog. Esperamos também que o "Pixuleco" ganhe, finalmente, sua cela no hotel do Juiz Moro, em Curitiba. 

Na próxima postagem iremos concluir o relato da viagem ao Leste Europeu, que fizemos em julho de 2013. 

(José Nagado - 19.05.2016)