Cassio Carvalheiro

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

TRIBUTO AO NEVES 04 – NEVES e o Blog Confrarias do Riso



TAN 05 – NEVES (JCN) e o Blog Confrarias do Riso  

O autor do livro BURLESCO (livro à procura de editor), em seu blog Confrarias do Riso, tem procurado estimular os leitores a questionarem as proposições para o humor burlesco. O Neves é um grande incentivador e ativo comentarista de nossos textos relacionados ao burlesco.

“Tributo ao Neves”, mostra o intelectual (o Neves, não o seu amigo Transmontano) perante contextos relacionados a um tema inédito – o “Burlesco”, apresentados no Blog Confrarias do Riso, arena onde foram forjadas as principais peças deste nosso tributo e de tertúlias diversas, que hão de enriquecer o portal do humor inteligente nesta terra descoberta pelos ancestrais do nosso homenageado.


BLOG CONFRARIAS DO RISO


O texto inaugural do blog Confrarias do Riso (http://licburlesco.blogspot.com/2011/12/confrarias-do-riso.html), resumia, sob o título de “CONFRARIAS DO RISO” (22.11.2011), o ponto de vista de uma organização (informal) em torno da constituição do Burlesco, um tema seriamente abordado no Blog Confrarias do Riso.
“Confraria é uma alusão a todo grupo de amigos com o qual curtimos histórias, piadas, vídeos, frases, etc. através da mídia eletrônica. Através das “Confrarias do Riso” temos assumido uma   perspectiva burlesca no tratamento de qualquer tema, respaldando conceitos desenvolvidos no Burlesco. Estes conceitos serão divulgados em seções apropriadas do Blog ou através de comentários suscitados pelas contribuições das Confrarias.   
Com essa disposição, desde 2005 temos mantido contato com algumas “Confrarias do Riso”, identificadas por: “Besteirol do Júlio”, “Raquetadas”, “Burlescol do Takashi”, “Irmandade”, “Humor do Martinho”, etc., cujas contribuições foram fundamentais para a elaboração do burlesco.  
No momento pretendemos avaliar com as Confrarias, o interesse geral pelo Burlesco através das ideias   que iremos expor através deste Blog.   
j.nagado (22.12.2011)



Desenvolvimento do Blog Confrarias do Riso


Em Dezembro de 2015 postei no Blog Confrarias do Riso o texto exposto no link (http://licburlesco.blogspot.com/2015/12/quatro-anos-curtindo.html) para comemorar o quarto ano de edição do blog, completado em novembro desse ano. O Blog Confrarias do Riso foi criado primordialmente para divulgar o "Burlesco", livro que escrevi entre os anos 2005 e 2010, sobre os "estilos burlescos de comportamento". (Sem assunto)

Um extrato desse texto

O interesse pelo tema - Burlesco -  foi originado, de forma indireta, por um aforismo de Georg Christoph Lichtenberg (1742 - 1799), físico, engenheiro e filósofo alemão, que dizia:

"Uma pessoa revela o próprio caráter por sua reação a uma piada."

Analisando esse aforismo montei um gráfico histórico onde foram anotadas as primeiras ilações sobre os " 17 estilos burlescos de comportamento", coletados em quatro categorias (Pobre de Espírito, Gozador, Espirituoso e Genial) sugeridas pela cultura do humor, que suscitaram pesquisas em livros diversos e resultaram no desenvolvimento dos conceitos agregados à nossa visão do burlesco. 

Uma Estrutura (inédita) que desenvolvemos no estudo do "Burlesco"   nos permite orientar a análise do estilo de comportamento burlesco de uma pessoa, qualquer que seja o ambiente social. O nosso observador (você, leitor), deverá estar apto a perceber o estilo burlesco, explícito ou implícito, voluntária ou involuntariamente, apresentado pelo agente de um estilo, protagonista ou simples personagem de uma situação.

Textos diversificados, postados no blog, tiveram o apoio e incentivo do Neves, motivando a criação de novas ideias.

a. Crica
b. Burlesco – (Prêmio Parmênides - 03.2013)
c. Haicais burlescos
d. Quadros e Haicais – um livreto
e. B&F (Burlesco e Filosofia)
f. Tertúlias Domingueiras com JCN
g. Crônicas JN
h. Sail – Sociedade Amiga dos Inéditos das letras

O "Crica", livro escrito entre 2005 e 2010, trata de um agente identificado com um dos estilos da categoria GOZADOR, acima mencionada. Revisamos esse livro no corrente ano (2015) e decidimos por acréscimos que darão nova feição a esse trabalho. 

Burlesco – postada boa parte da ideia básica do livro, inclusive textos referentes a cada Estilo Burlesco de comportamento.
Além de contra argumentar os pensamentos filosóficos que delineiam a estrutura do Burlesco, o Neves, nosso homenageado, apontou lanças de verdadeiro D. Quixote contra as amuradas de uma fortaleza construída com as pedras dos fundamentos basilares que justificam   o cômico, o humor e o chiste.

O Neves conquistou o Prêmio “Parmênides” instituído pelo blog.

Haicais burlescos – uma tentativa do autor, de divulgar um estilo mais liberal  do haicai, acompanhando autores como Millôr Fernandes.

Quadros e Haicais – divulgação de coletânea, visando seu lançamento. (nov.2014)

Tertúlias Domingueiras – vale a pena conferir.

Crônicas – O Neves comenta minhas crônicas postadas no blog Confrarias do Riso.
Sail – Sociedade Amiga de Inéditos das Letras: organização


Acompanhem os tributos deste “Tetrabuto ao Neves” (título que já postei em um e-mail).
(j.nagado-28.12.2016)
(continua)                                             



2 comentários:

  1. 15.201 e 15.202 são os números atribuídos pelo site às minhas duas últimas visualizações. Não consegui curtir nenhum dos textos acima. Era isso o mais fácil e rápido de fazer. Então fiz este comentário reclamante: cadê a caixa "Curtir"?

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz Roberto,
    os leitores do blog Confrarias do Riso se destacam intelectualmente, evitando o preguiçoso/distraído "curtir"como comentário. (o "distraído" chega a curtir mensagens de falecimento!). Obrigado pelo lembrete!
    abraço. Nagado

    ResponderExcluir