A função - Estilo (b)
A Estrutura do Burlesco toma a forma inicial do gráfico - FCB que apresenta também algumas características básicas para uma taxinomia (classificação) de estilos, cujas variáveis e função (Estilo) que as interliga serão apresentadas a seguir.
As categorias de estilos consideradas no gráfico FCB, Pobre de Espírito, Gozador, Espirituoso e Genial, representando a base dessa taxinomia , foram coletadas na cultura burlesca veiculada pela Língua e contém sua referência inicial no fisiologismo e condicionamentos dados pelos conceitos morais e éticos que acompanham a definição natural de cada categoria. O desdobramento posterior dessas categorias de estilos, teve como referência, manifestações rarefeitas dos respectivos sintomas, típicas, identificadas em cada estilo.
As categorias de estilos consideradas no gráfico FCB, Pobre de Espírito, Gozador, Espirituoso e Genial, representando a base dessa taxinomia , foram coletadas na cultura burlesca veiculada pela Língua e contém sua referência inicial no fisiologismo e condicionamentos dados pelos conceitos morais e éticos que acompanham a definição natural de cada categoria. O desdobramento posterior dessas categorias de estilos, teve como referência, manifestações rarefeitas dos respectivos sintomas, típicas, identificadas em cada estilo.
Tendências e Traços de Caráter
Primeiramente, consideremos que, para determinado comportamento burlesco, circunstancial, especialmente do “outro”, a influência dos Impulsos comandada pelo estado de consciência ou subconsciência, dependentes do emocional (e primitivo, sexual e infantil, isto, de responsabilidade do Freud), é revelado pelas tendências e inclinações, que favorecem a exposição de traços do caráter ou temperamento nas relações desse indivíduo com o mundo, direcionadas (comicamente direcionadas) para a criação de seu próprio Espaço.
Como fizemos amiúde, agora também vamos aliviar o leitor da tediosa necessidade de consultar o dicionário para buscar o significado das palavras Caráter e Tendências, embora o texto que inserimos no capítulo 5 (textos explicativos) seja mais esclarecedor. Assim:
Caráter - O conjunto dos traços particulares, o modo de ser de um indivíduo, ou de um grupo; índole, natureza, temperamento; O conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo e que lhe determinam a conduta e a concepção moral.
Tendência. – palavra usada como sinônimo de apetite, instinto, inclinação, é entendida no campo da psicologia, como toda atividade espontânea e subconsciente necessária à conservação e desenvolvimento dos seres vivos.
A seguir, consideremos a modalização das categorias e dos estilos derivados, isto é , a expressão da atitude do falante com relação ao conteúdo do seu enunciado, já citada, que utilizarão fundamentos lógicos , ideológicos e comportamentais.
Assim, através dessa modalização, poderemos discernir um estilo indicado no gráfico FCB, pelas particularidades de caráter, definidas por um conjunto integrado desses fundamentos. (v. Integração)
Neste ponto, estando identificadas as variáveis (caráter, fundamentos e tendências), envolvidas na taxionomia do burlesco, passamos a questionar como essas variáveis se combinariam em uma função que sintetizasse as idéias até então exploradas, e concluímos que uma função de duas variáveis (fundamentos e tendências) parametrizadas em torno da terceira, o caráter, atenderia nosso objetivo.
Assim, pode-se constatar que, partindo de um caráter genérico (K) chegaremos ao termo final de um estilo (b), que seria representado por uma função matemática do tipo :
Estilo (b) = Caráter(k) . [C Fundamentos (n , i)] . [ ∑ tendências (x, j)]
E Berg (o mesmo Lichtenberg, após a iluminação) como homem das ciências físicas, sairia do seu túmulo para anunciar ao mundo: FINALMENTE REVELADA A FUNÇÃO ESTILO (b) !!!
O leitor ficará maravilhado ao saber mais adiante, que o Estilo (b) de um indivíduo resultará da combinação intensiva de suas variáveis: seu Caráter (k) e seus determinantes, o conjunto (C) de Fundamentos do Burlesco e de um conjunto integrado (∑) de suas tendências .
Por enquanto, para que o leitor não fique estressado tentando entender tão brilhante e esclarecedora expressão, recomendamos fingir que não a viu e que nem tente discuti-la com amigos físicos ou matemáticos. Mais adiante retornaremos com outras considerações em relação a essa expressão,
O nexo
Se lhe tivessem apresentado a expressão matemática do Estilo (b), Berg teria reconsiderado seu aforismo no âmbito do burlesco e certamente concordaria: “O buraco realmente é mais em baixo”. Isto é, a reação a que Berg se refere , é aquilo que chamaremos aqui de “estilo mais eficaz”,. tratando não só do caráter (índole, natureza, temperamento) do indivíduo como também das relações com seus fundamentos burlescos e tendências . Falando do burlesco, Berg teria reeditado seu aforismo da seguinte maneira :
Uma pessoa revela seu caráter (índole, natureza, temperamento), expondo voluntariamente ou não, suas tendências e inclinações junto com seus condicionamentos (permissões e bloqueios), quando utiliza seu estilo burlesco mais eficaz.
Esta frase estabelece o nexo entre o caráter e tendências e estilo (b) mais eficaz do indivíduo, quando se aplicam os fundamentos especialmente denotativos desse estilo.
Essa frase será mencionada como o “Nexo Berg-Nagado”, e assim reconheceremos modestamente a colaboração do desconhecido Licht, digo Berg.
Revisões 20/12/2006 - 05/05/2008 – 25/05/2008 - 19.09.2012
(josé nagado - 19.09.2012)
(josé nagado - 19.09.2012)