(2. ELEMENTOS DO BURLESCO) –(Extrato de texto do Burlesco)
A consideração do Burlesco como um ramo do conhecimento ou da atividade intelectual humana, nos levou a pensar nos Fundamentos como um conjunto de princípios básicos que o legitimem ou sejam a razão de ser como tal.
Para tanto, consideremos inicialmente os elementos encontrados na piada tradicional, que servirão de base para definir um “up grade” ou visão ampliada da piada. A partir dessa nova base poderemos homologar um processo de análise e definição dos fundamentos do burlesco.
A graça de uma piada decorre da utilização de um arcabouço de fundamentos, personagens, argumentos, comportamentos, roteiros e estereótipos devidamente registrados no imaginário popular ou recriados pela mente humana.
A seguir, vamos abordar esses elementos na estrutura de uma piada:
“Rabo bem rente”
O sujeito levou o cachorro ao veterinário e pediu:
- Olha por favor, o senhor corta o rabo desse cachorro bem rente, mas bem rente mesmo, ouviu?
E o veterinário:
- Mas o quê é isso, senhor? Isso é um crime! Precisa deixar um toquinho...
- Não, eu quero que corte bem rente!
- Não, não vou fazer isso, senhor!
- Tudo bem, então eu vou levar num outro veterinário.
O veterinário entregou os pontos e falou:
- Tá bom... vai... eu corto bem rente, do jeito que o senhor quer. Mas, me explica por que fazer isso? Qual é a necessidade que o senhor tem de que corte o rabo do cachorro rente ao corpo?
- É que amanhã vai chegar a minha sogra lá em casa e eu não quero a menor demonstração de alegria!
Nessa piada é fácil identificar os personagens, o roteiro e o tipo de comportamento, faltando reconhecer:
-Tensão: o genro e o veterinário decidem o corte do rabo do cachorro bem rente
-Fundamento: a “sogra” (ou o seu estereótipo), é motivo da atitude maquiavélica (pouco afetiva) do “genro”.
-Argumento do genro: evitar a “demonstração de alegria” do cachorro
- Distensão (o riso) é provocada pelo uso do argumento do “genro”: “não quero a menor demonstração de alegria!”
Aquele que não entendeu porque o genro queria cortar o rabo do cachorro também não entendeu a piada. Ou pode ser que não conseguiu associar uma coisa à outra.
Os estereótipos reforçam o prazer do riso, quanto mais bem caracterizados estiverem na mente do receptor da piada.
Esta identificação dos elementos de uma piada mostrou-nos também a importância de ampliar os recursos da língua falada (morfologia, sintaxe, semântica) com o uso da linguagem dos signos (Semiologia ou Semiótica) para melhorar os requisitos de sua comunicação.
Os conceitos de Semiótica (ou Semiologia) serão utilizados adiante, quando associarmos a Estrutura do burlesco ao Estruturalismo, iniciado na década de 1950 na França por Ferdinand Saussure (1857-1913), como um método em lingüística. (j_nagado – 27.12.2011)